Um dos desafios dos alunos é manter a consistência da motivação e atitude que são típicas do início de ano escolar em setembro. Por esta altura é típico sentir maior motivação nos alunos, um maior brio com os seus cadernos assim como maior preocupação com os afazeres da escola. Têm uma atitude mais regulada, mais organizada e mais “disciplinada” relativamente a rotinas e ao “sacrifício”, na perspetiva do aluno, que estas acarretam.  
É a consistência do caminho que o fazem mais duro e não o caminho em si. Estou convicto que a grande maioria dos alunos seria mais disciplinada na sua organização e trabalho diário se o ano escolar fosse muito mais curto. Correr maratonas é sempre mais difícil do que correr os mil ou cinco mil metros.
Tradicionalmente os alunos menos disciplinados e organizados quebram na consistência que é necessário manter durante todo o ano lectivo. Eles sabem que é importante, sabem que deveriam ter um hábito consistente de estudo e de trabalho, mas também sabem que isso é chato, muitas vezes monótono, que existem outros interesses que mais lhes agradam e que competem com estudo de forma feroz.
Pegando na definição de Bryan tracy “Ser disciplinado é fazer aquilo que você não quer fazer, porque sabe que é importante fazer”. Ser disciplinado significa abdicar do prazer do agora por uma recompensa futura. Por exemplo, trocar o prazer de uma deliciosa bola de Berlim recheada com creme de chocolate agora, pela alegria da saúde e de um corpo desejado após completar atividades físicas. Ou o prazer de horas a vaguear na internet pelo prazer de pesquisar informação para um próximo trabalho ou relatório.
Tradicionalmente, as atividades que acarrectam maiores benefícios, são as mais difíceis de conseguir. Pense por exemplo em estudar ou fazer dieta e ter um regime alimentar saudável, ambas são atividades que muitos não gostam de fazer, porém são importantes.
Importa reforçar como premissa que tudo na vida que trará resultados e sucesso duradouro exige muito esforço e trabalho. Nada chega de forma fácil, é preciso insistir e trabalhar para o que se deseja, por isso é importante incutir e promover disciplina, para que os seus filhos consigam atingir os seus objetivos e sonhos sem desistir. Disciplina é isso, é ter consciência do que se faz, porque se faz, o que se pretende atingir sabendo que é essa a acção que trará resultados duradouros no futuro. Todas as pessoas que tiveram sucesso e são admirados e respeitados, cultivam o hábito da disciplina. Tem melhor exemplo que o Ronaldo que tanto é apreciado? Essas pessoas concentram-se em realizar atividades que acrescentam algum valor Às suas vidas, ao contrário das outras pessoas tendencialmente procrastinam e desperdiçam muito do seu tempo.
Tendencialmente a maioria das pessoas evitam o esforço e procuram o benefício ou sucesso rápido e mais imediato. Denota-se que não têm disciplina para se manterem firmes até conquistarem o que desejam, preferem algo para o agora. A mentalidade da gratificação a curto prazo ou o prazer, dificulta a visão do quadro mais amplo, ou seja, o possível sucesso que terá se fizer algumas atividades que possam causar sofrimento. São poucos os alunos que estão interessados em serem disciplinados. Mas todos querem uma excelente nota como resultado final. A questão é que fazer coisas fáceis é até uma ação condicionada pelo cérebro que procura poupar esforços para armazenar energia. O problema é que isso gera um fracasso a longo prazo.
Os alunos quem obtém sucesso fazem precisamente o oposto, optam pelo sacrificio agora ou a pela gratificação a longo prazo. São alunos que sabem que ao se dedicarem em realizar ações que são difíceis, terão um resultado muito maior no futuro. Mas como conseguem isso? É simples, fazem com que o sofrimento de agora se transforme em prazer, pensando nos objectivos que querem atingir. Por exemplo, um estudante que deseja o emprego dos sonhos, não irá se concentrar na dificuldade de estudar, o seu foco está no cargo que deseja conquistar e pensam no quanto os seus esforços do agora se podem refletir no seu futuro.
Neste sentido, a capacidade da autodisciplina para prescindir da gratificação a curto prazo para desfrutar de recompensas maiores em longo prazo, é o pré-requisito indispensável para o sucesso. É por isso que muitos estudantes aceitam a condição de aluno mediano. É aquela que sem ter muito trabalho permite não comprometer e evitar chatices!
Penso que não seja novidade reconhecer que a disciplina é um meio indispensável ao sucesso, mas sei que nem sempre é fácil incutir aos filhos este registo. Seja porque nós possamos também não ser o melhor exemplo, seja porque é algo que também exige trabalho e perseverança, seja porque é sempre mais fácil ceder à tentação. Mas é importante ter consciência que este perfil de disciplina dos alunos é o mesmo que se mantém na idade adulta. No trabalho, nas relações sociais e amorosas, como pai e mãe e estou certo que é um perfil com características mais propensas ao sucesso.
Como pai tenho por base algumas premissas que também o possam ajudar:
•	Insisto com a minha filha em ser resiliente, que não desista perante as adversidades que surgem, 
•	que peçam ajuda sem que reconheça que isso seja uma fraqueza, 
•	ajudo-a a definir objectivos que sinta como alcançáveis a curto prazo tendo em consideração os maiores e mais ambiciosos a longo prazo.

É difícil mas é uma tarefa diária que devemos considerar como importante. Tal como ter um filho bem educado dá trabalho de forma consistente. Não é por uma vez lhe dizer que deve dizer obrigado que o passará a fazer sempre. Leva tempo, envolve esforço, cansa, mas fazemo-lo pela associação ao benefício a longo prazo que terá em ser um adulto educado. Tal como a educação, a disciplina também se educa, também se trabalha, sobretudo sem desistir. 
Como recomendação sugiro que enquanto pai/mãe ajude o seu filho a:
1) Identificar tarefas que agregam valor à sua rotina – Analise com ele quais são as tarefas necessárias, as coisas que precisa de fazer, percebam em quanto tempo consegue realizá-las e equacione os possíveis imprevistos. Idealize um plano que tenha em consideração as prioridades de curto e longo prazo e que não só incluam tarefas menos prazerosas como as que o seu filho mais gosta.
2) Elimine as distrações – Faça com que evite aquilo que prende a sua atenção e que, além de não acrescentar em nada, atrapalha a sua produtividade. Tablet, computador, telemóvel e televisão são bons exemplos de elementos distractores! Para que não haja sobrecarga, incuta intervalos com tempos curtos e determinados para parar e se poder distrair.
3) Não desistir a meio do caminho - Desenvolver a autodisciplina não é uma tarefa fácil. Existirão momentos em que haverá cansaço e vontade de deixar para amanhã, mas se permitir isso uma vez a procrastinação tornar-se-á um hábito.  
4) Motive – Incuta que existirão “prejuízos” ao não ser disciplinado e coloque num papel todos os benefícios de associar a disciplina como condutor de objetivos. Evite a autodisciplina como um castigo ou punição, mas sim como uma ferramenta que trará mais propensão ao sucesso académico e pessoal.