O ensino à distância, mediado por uma qualquer plataforma informática ou pelo recurso da telescola, tem implicado uma reorganização das escolas e das famílias de forma a repensar estratégias de adaptação a esta nova realidade. Realidade essa que inclui a participação dos alunos em vídeo aulas, fóruns de discussão, atividades online, aulas pela teleescola, projetos de investigação, trabalhos de grupo, etc. Esta realidade tem desencadeado vários desafios não apenas aos professores e à escola, mas também às crianças, jovens e suas famílias. 
Muitos pais e cuidadores tiverem necessidade de organizar a sua rotina familiar, que implica incluir não só a rotina doméstica, a rotina do teletrabalho uma vez que muitos dos pais tiveram as suas condições laborais alteradas, e a conciliação entre tudo isto com a necessidade de apoiar os seus filhos nas atividades escolares.
A maior necessidade que implica a participação de todos os pais é a da supervisão. É essencial! Isto para que sintam a responsabilidade do cumprimento das tarefas a realizar e dos prazos a cumprir. Para isso:
•	Acompanhe o estudo orientando as atividades e ajudando-o a definir prioridades de modo a promover as suas capacidades de organização e autorregulação
•	Promova competências de organização e de estudo com o seu filho preparando o material necessário com antecedência;
•	Procure falar com os professore para receber orientações e articularem estratégias de apoio, interação e suporte ao ensino à distância. No caso de não ser possível cumprir as exigências da escola e dos professores, o mais importante é manter a tranquilidade e em conjunto perceber quais as melhores estratégias para ultrapassar a situação.
•	Sempre que possível diferencie a zona de estudo da zona de lazer, procurando que tenha um espaço especificamente dedicado ao estudo e às tarefas escolares;
•	Estabeleça expetativas e objetivos elevados, mas realistas e razoáveis sobre o desempenho escolar numa modalidade de ensino nova;
•	Elogie e valorize os sucessos e as conquistas, reforçando o esforço, o empenho, a dedicação, a responsabilidade, a concentração e a capacidade de trabalho que demonstraram;

O apoio emocional e a orientação dos pais e cuidadores são fundamentais para o sucesso escolar das crianças e adolescentes, mesmo à medida que crescem e se vão tornando mais independentes e autónomos. É importante que se sintam acompanhados num processo de adaptação a uma realidade diferente, muitas vezes mais simples de adaptação para eles do que para os pais. Mas a participação dos adultos cuidadores ajuda a maior tranquilização e também para uma maior correspondência de responsabilidade e de entreajuda sempre que necessário.
O desafio é grande para todos, mas essa mesma entreajuda entre adultos cuidadores, professores, crianças e adolescentes farão com que essa equipa consiga ir superando os desafios que vão surgindo.