Aprender enche-nos o eu! É bom sentir que conseguimos aprender algo novo, ficamos mais contentes, mais satisfeitos, mais realizados mas especialmente mais confiantes. Aprender dá-nos vida e a vida faz-nos bem!
Que aprendemos ao longo da vida é inegável, mas aprendemos sempre da mesma forma? Curiosamente não! E não estará relacionado com a idade certamente. O que queremos aprender influencia as estratégias a utilizar. Perceber e dominar isto é fulcral. Aprendemos a andar de bicicleta ou a praticar natação de forma diferente que aprendemos os astros e planetas. Ou aprendemos a apertar os atacadores de forma diferente que aprendemos os animais que habitam a Antártida!
Aprender implica disponibilidade, vontade, dedicação, esforço, exercício, treino mas igualmente importante implica conhecer-se para percepcionar que estratégias são mais benéficas de incrementar nos seus processos de aprendizagem para que sejam mais eficientes.
Falar de aprendizagem eficiente é articular o bem aprender, com a melhor estratégia para aprender. Isto influência não só o tempo e o esforço envolvido como também motivação para continuar a aprender mais e melhor. Temos muitos, mesmo muitos casos de aprendentes que se deparam com obstáculos porque têm dificuldade em percepcionar como aprendem melhor. Muito do insucesso se relaciona com esta questão mas sobretudo a motivação para aprender se compromete quando o esforço é sempre um sacrifício a superar! 

Cada um tem o seu estilo particular de aprendizagem. Não aprendemos todos da mesma maneira. As nossas características individuais têm a sua influência. Desde cedo  dedique-se a conhecer como aprende melhor. Isto implica despoletar desde início da escolaridade uma exigência de hábitos regulares e atempados de trabalho, incluindo obrigatoriamente uma diversidade estratégica e muitos exercícios. Somos avaliados por aquilo que demonstramos saber e não elo que sabemos. Por isso devemos dedicar uma parte substancial do nosso esforço á aplicabilidade do que estamos a aprender através de simulações e resoluções de exercícios. Muitos exercícios. A diversidade estratégica para que possa com tranquilidade e sem grande pressão, poder experimentar diferentes abordagens ao estudo e reconhecer de que forma se sente mais confortável e eficiente na tarefa de estudar. Desde o ambiente, o horário, o tipo de actividades realizadas,…, são todos factores de influência no sucesso que se vão limando e aperfeiçoando ao longo do tempo. É possível fazer este trabalho sozinho e melhorando a competência de aprender ao longo do tempo. A aprender a aprender aprende-se em qualquer altura. A ajuda de um especialista ajuda a optimizar processos, a minimizar erros e a ganhar tempo que falta muitas vezes aos estudantes de um nível já mais avançado.
Aprender não tem idade, somos estudantes toda a vida. Aprendemos no emprego, em casa, no desporto, com filhos e netos, por interesses pessoais, por necessidades forçadas…. Ter conhecimento de si, e de como pode facilitar o seu trabalho aprendendo melhor, é deveras importante para ser descurado do seu portfolio.
Aprender é superar desafios e ultrapassar barreiras que dependem de nós. A vontade de aprender ultrapassa obstáculos e dificuldades e o mundo está cheio de excelentes exemplos! 

Aprender aprende-se. Pratique!